__________________________
“Se permanecerdes na minha Palavra, sereis meus verdadeiros discípulos: conhecerão a verdade e a verdade vos libertará” (João 8).
_______________________________
A verdade vos libertará...
Gostaria de partilhar com vocês a respeito de algo muito importante: a liberdade! Hoje, essa palavra tornou-se extremamente comum, mas muito pouco compreendida. Porém, seria errado pensarmos que isso só acontece nos dias de hoje. Não! Durante toda a história da humanidade, tal incompreensão atravessa os séculos e tira o sono de muita gente.
A única diferença de hoje é que a palavra ficou popular e aprendemos que somos livres para praticar nossos atos. Mas nossa imperfeita inteligência e nosso conhecimento limitado das coisas nos levam muitas vezes para falsas situações de liberdades.
É importante percebemos que a essência da liberdade está em outra palavra: a verdade! Não posso ser livre com coisas falsas... Não posso ser livre se não houver conhecimento do que nos leva para essa liberdade.
Foi assim que nasceu a ciência humana. Ciência nada mais é do que a busca do conhecimento que leva a verdade.
Nesse contexto, Jesus se apresenta como “caminho, verdade e vida” e pede para que permaneçamos em sua palavra, pois somente assim podemos encontrar a verdade.
É muito importante entender a proposta de Cristo nesse momento. A liberdade que Jesus está dizendo não é simplesmente física, mas uma liberdade completa. Precisamos lembrar que naquela época existiam muitos escravos que aderiram as palavras de Jesus e se tornaram livres!
Como assim? Pode um escravo ser livre? Sim! Pela pedagogia de Cristo, com certeza! A partir do momento em que o escravo conhece o verdadeiro sentido da liberdade.
No momento em que encontramos a verdade que está em Cristo e é Cristo, a libertação acontece e compreendemos os planos que Deus tem para nossas vidas. De nada adianta eu ser livre hoje, podendo ir e vir para qualquer lugar, sendo que sou aprisionado em certas coisas que acabam por me escravizar aos poucos.
A liberdade de Cristo vai muito mais além do simples fato de ir e vir e de fazer o que queremos! Não que isso não seja importante! Pelo contrário, é tão importante e precioso ser livre para fazer o que quiser que quando cometemos um crime civil, a primeira coisa que nos fazem é nos tirar essa liberdade.
Mas no momento em que eu entendo o motivo que estou preso, já posso me considerar um homem livre, mesmo que eu não possa ir onde eu quero. É importante pararmos de olhar a condenação e sim, compreender os motivos.
Eu posso seguir fielmente a doutrina da Igreja, mas se não a compreendê-la, me tornarei um escravo dela. Porém, se for além das normas e leis e compreender o que elas significam na minha vida, verdadeiramente serei livre.
É assim que Jesus nos convida a olhar para suas palavras. Palavras de vida eterna! A verdadeira palavra que gera a verdadeira liberdade.
Se lembrarmos o interrogatório de Jesus, percebemos o que é realmente ser livre. Cristo diz que veio dar testemunho da verdade, e naquele momento, Pilatos pergunta para Cristo: “O que é a verdade?”.
Com certeza, Pilatos percebeu que Jesus estava livre, mesmo estando preso. E quando pediu para que Ele falasse algo Cristo disse: “Não terias poder nenhum sobre mim se não lhe fosse concedido do céu”.
Naquele momento, Jesus estava com os olhos além da prisão. Muito além da condenação! Por isso, ele nunca foi preso! Ele simplesmente se deixou prender, preferiu sofrer e morrer para algo muito maior. Ele conhecia a verdade e a verdade O fazia ser livre!
É assim que precisamos olhar para as coisas. Não basta nós jovens simplesmente viver a castidade se vivemos como uma prisão. Precisamos olhar para os frutos que ela nos traz verdadeiramente.
Não basta eu ser um homem bom e justo simplesmente por que a lei me exige isso. Preciso compreender além disso.
Por essa razão, não basta eu conhecer simplesmente a ciência pela ciência... Preciso conhecer muito mais além disso, como diz São Paulo “as profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá” (Corintios 13).
E é assim que Jesus nos chama hoje meus amados... Voltar os olhos para a verdade que liberta e buscar o que é perfeito, pois o que é imperfeito desaparecerá.
Vamos meditar...
Que Deus nos abençoe sempre!
____________________________________________________________________________
Adryadson Flabio Nappi
Professor, contador, teólogo, músico e escritor