Um belo dia ensolarado de sábado, encontrei um grande amigo que não via há muitos anos. Abraçamos-nos e trocamos palavras de carinho. Quanto tempo não o via... Quanto tempo! Como é bom você rever um amigo verdadeiro depois de muito tempo e saber que nada mudou. O tempo passou, e nada mudou...
- Puxa vida! Nada mudou em você! - disse para ele.
- Em você também, meu irmão! - respondeu.
Ele era o mesmo garotão de sempre, com cabelos encaracolados e olhos azuis. Conversamos durante algum tempo... Sentamos no banco da praça e começamos a relembrar as passagens mais engraçadas de nossa vida juntos. Rimos. Rimos muito!
Entre uma dessas conversas, esse meu amigo me contou que estava ganhando muito dinheiro em seus negócios. Fiquei feliz em saber, porém, me entristeci quando começou a contar todas as suas conquistas. Senti que seu olhar modificou e que a ambição tomou conta do brilho daqueles olhos azuis.
Fiquei ouvindo tudo
- Por que teve que pisar em tantas pessoas para se tornar-se o que é hoje?
Senti que ele deu um sorriso irônico e respondeu:
- Para existir um vencedor tem de haver um perdedor! – respondeu ele com veemência.
Naquele mesmo instante em que ouvi aquelas palavras meu coração emudeceu e meu sorriso se apagou. Infelizmente o tempo tinha passado e meu grande amigo não era mais o mesmo! Não era aquele mesmo garoto sonhador, porém generoso e fraterno, e sim, um homem que pisaria em qualquer um que estivesse à frente para subir na vida. O que o dinheiro e o poder podem fazer com as pessoas? Nem eu imaginava isso...
- Posso ter o que eu quiser meu amigo e morar em qualquer lugar! - ele continuou - Você não tem vontade de mudar de vida e morar em um lugar perfeito, com vista para um lindo jardim, como é a minha casa hoje?
Eu sorri e no mesmo instante respondi:
- Meu amigo, durante todo esse tempo que passamos longe um do outro, você sentiu minha falta?
Ele respondeu “sim” com um gesto de cabeça.
- Você lembrou de nós quando foi jogar bola e não me viu ao seu lado?
- Sim! – ele respondeu com firmeza.
Eu continuei:
- Você lembrou de nossa juventude e nossas gargalhadas no fundo da classe na escola? Lembrou de mim
Ele abaixou a cabeça e disse:
- Lembrei sim!
- Então eu já moro em um lugar perfeito... O seu coração! Um dia Jesus falou que de nada adianta o homem ganhar o mundo e perder sua própria vida. Deus poderia morar em qualquer lugar. Na mais bela estrela do universo ou no mais lindo lugar, talvez desconhecido pelo homem. Porém, ele preferiu morar em nossos corações.
Quando terminei de dizer isso, senti que meu amigo estava com os olhos vermelhos e rasos d’água. Pareceu ter lembrado de todas as coisas que havia deixado de valorizar para alcançar o tão sonhado “sucesso profissional”.
- Talvez – continuei – Você tenha a casa dos seus sonhos, mas não tenha ninguém para compartilhar as alegrias de viver nela e, juntos, sentarem para admirar o lindo jardim. Talvez, você tenha trabalhado todo esse tempo para construir uma morada perfeita e esqueceu de construir relacionamentos duradouros e verdadeiros...
- Nunca ninguém me disse isso antes! – respondeu meu amigo.
- Pois é – respondi – Isso, infelizmente, são coisas que não aprendemos nas faculdades... Porém, a maior conquista que podemos ter na vida é o melhor lugar para se viver é dentro do coração do outro, pois, quem não trocaria todos os seus bens para ter de volta todas as pessoas amadas que perdeu? Portanto, meu grande amigo, sou muito feliz por estar aqui com você e poder descobrir que, mesmo diante de tanto tempo, ainda continuei morando em seu coração e você no meu!